Eleições 2010

04/10/2010 14:32

Definida a eleição para o governo de Minas Gerais e Antônio Anastasia (PSDB) foi reeleito governador no primeiro turno, com 62,72% dos votos válidos. O candidato do PMDB, Hélio Costa, ficou em segundo lugar, com 34,18 % dos votos válidos. Antonio Anastasia (PSDB) tem 49 anos e é o atual governador de Minas. Assumiu o cargo em 31 de março deste ano, depois que Aécio Neves se desincompatibilizou para disputar uma vaga no Senado. No primeiro mandato de seu antecessor foi secretário estadual de Planejamento e Gestão. Com formação acadêmica em Direito e servidor público de carreira, em 1995 foi secretário-executivo do Ministério do Trabalho. Ele concorreu pela coligação “Somos Minas Gerais” (PP / PDT / PTB / PSL / PSC / PR / PPS / DEM / PSDC / PMN / PSB / PSDB).

Para senadores, Minas elegeu Aécio Neves PSDB com 39,47% dos votos válidos e Itamar Franco PPS com 26,74% dos votos válidos. Foram eleitos também 77 deputados estaduais e 53 deputados federais.

O sucessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva será definido em 31 de outubro, quando ocorrerá o segundo turno das eleições à Presidência, que será disputado entre a candidata do PT, Dilma Rousseff, e o candidato do PSDB, José Serra.

 

Fontes TSE e Terra.com