Blog

Iniciadas Obras no município

01/09/2010 15:07

 

São José                            Bom Jardim

Japão Grande                       B. Santo Antônio

 

No Japão Grande a obra de pavimentação em paralelepípedo de 1900 m linear da estrada e construção da praça central do povoado, com pavimentação das ruas em torno desta, na sede do povoado. Foi habilitada para esta fase a empresa ABRIL CONSTRUÇÕES E SERVIÇOS LTDA.  Os benefícios para esta região serão de grande importância gerando comodidade, mobilidade, acessibilidade, desenvolvimento de comércios locais e de produção de interesses públicos econômicos sociais.

Na comunidade São José do Bicudo o pavimento adotado é do tipo calçamento com alvenaria poliédrica com área de pavimentação de 987,34m², na Sede do povoado

Para o povoado do Bom Jardim, calçamento com alvenaria poliédrica, muito difundida na região sendo que o revestimento final é formado por pedras irregulares, ou não de granito gnaisse. Juntamente com o pavimento serão implantadas sargetas em concreto e meio-fio pré-moldado, com área total de projeto 1.955,25 m², na Sede do povoado.

No Bairro Santo Antônio a área de pavimentação em questão possui uma área total de 2.235,10m², já incluindo área de sargetas. O pavimento adotado é do tipo calçamento em bloco de concreto sextavado muito difundido na região. As ruas a serem pavimentadas são Rua João Batista Faleiro, Rua Waldemar Alves de Paula e Rua Maria do Carmo Alvim. A pavimentação contribuirá para a finalização das obras de infra-estrutura urbana do bairro, consolidando desta maneira a urbanização da área e a sua integração com o restante da cidade.

Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais:

13/08/2010 15:57

 

Carmópolis de Minas, esta miúda cidade das Gerais, as margem da BR 381, teve a honra de receber a Orquestra Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais, uma apresentação única, jamais vista no campo das vertentes.

“Infelizmente muitos nasceram e morreram sem assistir algo parecido, muitos nascerão e morrerão sem conhecer, mas porém estamos tendo a oportunidade de prestigiar algo de tamanha magnitude e beleza.” diz o vereador Ricardo Lara da vizinha cidade Passa Tempo.

 

Muitos motivos para se comemorar

_ Data Magna da Marinha Brasileira: 11 de junho Batalha Naval do Riachuelo.

_ Comemoração dos   30 anos de “Bodas de Pérola” aniversário de ingresso das Mulheres nas Fileiras da Marinha Brasileira, no dia 07 de julho.

_ Memória dos 982 marinheiros mortos e desaparecidos na “2ª Guerra Mundial”, comemorado no dia 21 de julho. 

_ Destaque Nacional: Troféu Palma de Ouro,   concedido    aos    100 melhores Gestores Municipais de Educação - Educa Brasil 2010. Entre eles Edson Vilela de Freitas.

_ Grande desempenho no SIMAVE: Escola Estadual “Presidente   Tancredo   Neves”, 9º lugar no Estado de Minas Gerais, sendo MG 2º lugar no Ranking Nacional: Diretor Cristiano Níveo de Morais.

Destaque Rede   Municipal,   de Educação Básica - 1º   lugar: Escola   Municipal “José Flávio Batista” do Povoado do Japão Grande -Diretora Carmem Daniela Castro e Freitas.

_ Marco inicial das Comemorações dos 10 anos de Criação da Comarca - Lei Complementar 59 de 19/01/2001, 2 anos de sua instalação no município em 25/07/2008, Bicentenário do Judiciário Independente do Brasil e do Corpo de Fuzileiros Navais - 202 Anos

 

Nossos Agradecimentos

Aos Diretores: Administração - Orlando Teixeira Dias, Fazenda- Janaína Janiffer Costa, Esporte, Lazer, Turismo, Meio Ambiente e Tecnologia - Elber José Antunes de Souza , Contabilidade - Emerson Leite Garcia, Saúde - Camila Ambrosina de Oliveira, Obras - Débora Amorim Duque Ribeiro Soares, Assist. Social - Mariete da Consolação Freitas Rodrigues da Silva - Chefe de Gabinete - Rosely Rodrigues da Silva, Educação e Cultura - Fabrício Lancleder Andrade dos Reis, Assessoria Jurídica - Drª Ana Lúcia Paolinelli e Dr. Jeremias Ozanam Mendes Ribeiro - Equipe de Governo e Colaboradores.

 

Nossa Eterna Gratidão

Ex-Governador de Minas Gerais - Aécio Neves, Capitão Fragata - André Luis Rodrigues do Nascimento,   Ex-Secretário   Educação   e   Cultura   de   Carmópolis   de   Minas -   Edson    Vivela    de    Freitas, Ex-Chefe de Gabinete - Luciana Marília   Silveira Ribeiro, Ex-Diretor SESAM - Antônio Otávio Gontijo, Ex-Secretário de Obras - José Giovani Santos. Dir. E.M. José Flávio Batista - Carmen Daniela Castro e Freitas, Dir. E.M. Lygia Vaz de Oliveira - Ivone Ana de Jesus Costa, - Dir. E.M. Conceição Rabelo de Avelar - Flávia Cristina Sousa de Abreu, Dir. Subs. E.M. Conceição Rabelo de Avelar - Maria José Guimarães, Dir. E.M. Américo Leite - Luciana Helena Vasconcelos Lopes, Dir. E.M. Márcia Regina Santos - Maria Aparecida Moura Freitas.

 

Nosso Carinho Especial

Presidente da República: Luís Inácio Lula da Silva, Ministro da Educação: Fernando Haddad, Governador de Minas Gerais: Antônio Augusto Anastasia, Secretário de Estado da Educação: Vanessa G. Pinto, MM Juíza de Direito da Comarca de Carmópolis de Minas: Dra. Marcela Pereira do Amaral, Promotor de Justiça da Comarca de Carmópolis de Minas: Dr.Gilberto Ozório Resende.

O apoio  de você cidadão foi fundamental para o sucesso de nosso evento, a orquestra  doara os direitos autorais da gravação do CD, para o projeto de Construção do Novo Complexo Hospitalar referencia na região. 

Educação de Qualidade

11/08/2010 15:54

O Simave – Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública foi instituído pela Secretaria de Estado da Educação em 2000, o Simave é composto pelos programas de avaliação “Proalfa” e “Proeb”, ambos censitários. As avaliações são promovidas pela Secretaria de Estado de Educação e realizadas por instituições externas vinculadas a universidades federais sediadas em Minas Gerais.

Carmópolis de Minas vem crescendo muito seu desempenho nas avaliações, mostrando o quanto a educação em nosso município evolui. O município aumentou sua nota em 40,7 ptos. (3,92%) de 2007 para 2008 e 56,6 ptos. (5,25%) de 2008 para 2009 em Língua Portuguesa. Com a Matemática não foi diferente, o município aumentou 37,6 ptos. (3,45%) de 2007 para 2008 e 19,1ptos. (1,7%) de 2008 para 2009.

Nas avaliações das escolas municipais, merece grande destaque a E. M. José Flávio Batista que tem por diretora Carmen Daniela Castro e Freitas. A escola deve um crescimento espetacular de 67,5 ptos. (38,43%) de 2007 para 2008 e de 22,6 ptos. (9,3%) de 2008 para 2009 em Língua Portuguesa. Em Matemática o aumento foi de 59 ptos. (30,94%) de 2007 para 2008 e de 5,4 ptos. (2,4%) de 2008 para 2009, tendo hoje a melhor nota do município.

 

 

Atletas de Carmópolis de Minas participam da Maratona Internacional

10/08/2010 15:50

 A 1ª Meia Maratona Internacional e 5 km de Belo Horizonte realizada em 08 de Agosto de 2010, as margens da Lagoa da Pampulha, teve atletas vindo vários lugares do mundo e de todo país, inclusive da nossa cidade Carmópolis de Minas.  A “Meia de BH”, como já é carinhosamente chamada à competição tornar BH a terceira cidade do país a ter uma prova dessa importância, juntando-se ao Rio e São Paulo.

A equipe Tartaruga participou da competição com quatro atletas este ano e já estão se preparando para a corrida rústica que acontece em Carmópolis. Antonio Rezende, Sebastião Luciano e Arnaldo Aparecido participaram da meia maratona (21.097 metros) e Ednei Maciel de 17 anos que é promessa de muitas vitórias para nossa cidade, assim como toda equipe participou da prova de 5km.

A nova prova do calendário de BH agradou competidores e o público mostrando alto nível técnico. O próprio vencedor na elite masculina, Franck Caldeira, do Cruzeiro, espera ter muito mais trabalho para repetir o feito em 2011, já que a perspectiva é de que uma legião de quenianos e o outros atletas especialistas da categoria vão marcar presença. A equipe de Tartaruga, da nossa cidade encanto vai participar novamente para dar trabalho Frank e os outros competidores.

 

Censo 2010

03/08/2010 15:46

 


Em 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizará o Censo 2010. Este trabalho, que envolverá centenas de milhares de pessoas, pretende trazer ao conhecimento da sociedade, dos órgãos públicos e privados, o retrato mais fiel de nosso povo e da realidade nos cerca de 58 milhões de domicílios do país. 

É através do Censo 2010 que saberemos quantos e como somos e de que forma vivemos. Enfim, informações que levam a uma infinidade de pautas e boas matérias! 

Este Guia, elaborado pela Coordenação de Comunicação Social do IBGE*, pretende ajudá-lo a se preparar para tais oportunidades de cobertura, trazendo as principais informações sobre o Censo: a abrangência da pesquisa, a logística na preparação do trabalho e os temas abordados nos questionários que o IBGE levará a campo entre 1º de agosto e 31 de outubro. 

Por fim, propomos uma parceria: para que o IBGE consiga tirar a “fotografia” mais nítida o possível do Brasil, é preciso informar ao público em geral sobre a importância de abrir as portas aos recenseadores – com segurança - e de que forma os resultados da pesquisa contribuirão para o exercício da cidadania. Contamos com sua ajuda na divulgação do Censo 2010. E estamos à sua disposição para quaisquer esclarecimentos.

Coordenação de Comunicação Social do IBGE.

Prefeita e vice comentam dificuldades da administração.

20/07/2010 19:14

No momento da maior crise econômica do país, Carmópolis de Minas concedeu aumento salarial de 12,3%para todos funcionário públicos em abril de 2009.

 

Administrar Carmópolis de Minas e fazer aquilo que o povo espera tem sido um desafio constante. A avaliação é da prefeita Maria do Carmo Rabelo Lara e do vice-prefeito, Antonio José Lara,que divulgaram um balanço sobre a situação do município e sobre diversas melhorias que ,apesar dos problemas tem sido obtidas pela atual gestão. Abaixo estão os principais trechos do balanço administrativo.

“Conseguir administrar uma dívida de quase três milhões de reais, com irregularidades administrativas: INSS, Bolsa Família, convênios, Prestações de conta desde 2004 não encaminhadas aos órgãos governamentais, obras inacabadas e sem recursos para termina-las, frotas de veículos sucateadas, entre outros muitos problemas encontrados, foram sendo aos poucos superados. E conseguimos pagar aproximadamente R$1 milhão, o que não foi fácil,”desabafa o vice –prefeito.

As dificuldades dos primeiros 6 meses da administração foram as mais dramáticas segundo a prefeita.”somente começamos a governar Carmópolis em 16 de junho de 2009, quando foram liberadas as primeiras certidões negativas do município. Isso somente ocorreu de muitas negociações, planejamentos, contenção de gastos, e muita dedicação dos funcionário municipais e da equipe governo. O governo do estado faz a primeira liberação para o município, uma nova ambulância que integra o patrimônio da prefeitura desde 19 de junho de 2009.

Salários Maria do Carmo e Antônio José também comentaram em seu balanço as reivindicações dos funcionários públicos municipais por melhorias salariais. Procurada, a prefeitura informou que a atual administração esta cumprindo com rigor a Lei de Responsabilidade Fiscal, mantendo em dia os salários dos funcionários,que são pagos todos dias 25, antes de terminar o mês trabalhado. O pagamento nessa data é iniciativa da prefeita.

A prefeita também falou sobre o reajuste salarial concedido aos funcionários em abril.”A atual administração concedeu 12,3% de aumento salarial para todos os funcionários em 2009, enquanto o Brasil cresceu apenas 4,5% o que fez o município estar muito próximo do índice máximo permitido por lei”, declarou a prefeita. Ainda segundo Carminha, para conceder o reajuste foi preciso que os atuais administradores driblassem problemas como a instabilidade dos repasses do FPM e ICMS, as duas maiores receitas que o município possui, os precatórios e as diversa ações trabalhistas de médicos do psf, que não receberam seus salários na gestão passada.”Tudo isso tem dificultado ao executivo conceder novo aumento nesse ano de 2010,reivindicação justa ,necessária e merecida por todos”, explica a prefeita quando questionada, sobre faixas que foram colocadas em alguns pontos da cidade com pedidos de aumento formulados pelos servidores.

Falando ainda sobre salários, a prefeita explicou em seu balanço que no ano de 2010 houve reposição da remuneração dos funcionários que recebem o salário mínimo de acordo com o índice estabelecido pelo governo federal. Maria do Carmo disse ainda que as reivindicações dos funcionários quanto a melhoria e reposição salarial estão sendo analisadas e atendidas conforme determina a legislação em vigor,somente após a Diretoria Municipal da Fazenda e Contabilidade dar garantia de que as receitas serão suficientes para manter o pagamento em dia todo dia 25 de cada mês, de fornecedores, compromissos de financiamentos e divida contraída pela gestão passada e atual.

A prefeita disse ainda que os investimentos realizados nestes 18 meses de gestão foram de extrema importância. O objetivo segundo ela, foi dar condições a maquina publica para funcionar com recursos específicos para cada área.”A recuperação de veículos sucateados, principalmente os da Educação, e da Saúde foram prioridade nesses 18 meses de administração. As condições dos mesmos colocavam em riscos a vida de centenas de estudantes, professores e funcionários municipais, observa Maria do Carmo.

Ainda de acordo com acordo com o chefe do executivo, ainda há muito que recuperar, adquirir, restaurar, equipar e organizar na prefeitura.

“Agora os investimentos estão sendo concentrados na aquisição de dois novos caminhões e uma patrol. A meta deste ano é investir na recuperação de estradas vicinais, calçamentos de ruas e construção de projetos aprovados com convênios assinados pelo município com o governo de Minas. Temos consciência de que os salários dos funcionários públicos merecem ser reajustados, pois estão defasados há muitos anos, más os encargos e obrigações da municipalidade, na condição em que a assumimos, impede-nos no momento de atender a tão merecido reajuste salarial”, conta a prefeita.

Maria do Carmo deu exemplo para ilustrar o que disse a respeito da disponibilidade de caixa.

“Se tivéssemos encontrado as financias do modo como determina a lei de responsabilidade fiscal, tranqüilamente o aumento pleiteado seria concedido com grandes chances de ser ainda maior do que o pleiteado. Só que encontramos divididas, e já pagamos R$ milhão, mais as contrapartidas de obras inacabadas. Dividas por 12 meses, isso daria R$83.333,33 mensais, o que equivale a 14,54% de aumento para todos os funcionários. Porem, os 12,5% de aumento no salário de 2009 foram equivalentes ao valor de aproximadamente R$45.000,00 por mês”, contabiliza a prefeita.

Acrescentou Maria do Carmo: ”O que fez a folha crescer e quase atingir o valor Maximo permitido por lei foi o aumento de uma equipe de PSF e o aumento de turmas no setor de Educação. Ainda há muitas dividas da gestão passada para serem liquidadas e pagas, algumas a curto ou médio prazo, assim como a longo prazo também. Tem que existir planejamento e controle das mesmas, com seriedade, responsabilidade para assumir aquilo que é permitido por lei, e principalmente para manter em dia todas as obrigações trabalhistas , salários, 13º, fornecedores e outras tantas obrigações com a manutenção da maquina administrativa. E finalizou:”As comportas do céu estão abertas para realizarmos o que há de melhor para o nosso povo carmopolitano. Abundantes bênçãos divinas estão sendo derramadas sobre todos nós! Os resultados obtidos durante o ano de 2009 e no primeiro semestre de 2010 foram maravilhosos”! Comemora a prefeita Carminha.

Festa do Cowboy

20/07/2010 18:33

No último fim de semana aconteceu a Festa do Cowboy, no parque de Exposição Francisco Palionelli (?), de Carmópolis de Minas com rodeio, shows entre outras atrações. O evento foi realizado pela Companhia Mauro Silva e teve o apoio da Prefeitura Municipal.
A Festa começou na quinta-feira, 15 de julho com show aberto ao público da Banda Mandala e PH, na sexta foi a vez de Paula Fernandes. No sábado Di Paulo e Paulino “Os cowboys da viola” animaram a público e no domingo para encerrar foi a vez de  Marcelinho de Lima e Camargo cantarem os seus sucessos. O rodeio da Companhia Mauro Silva e a boate com os DJs Dj Kilesse, Dj Budu, MC Buiu e Dj Pertel empolgou com a galera todos os dias.
A Festa do Cowboy deste ano ainda vai beneficiar a comunidade, parte da renda será destinada á Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora do Carmo, para investir em melhorias no atendimento e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Carmópolis de Minas.

 

Prefeita obtém piscina térmica

19/07/2010 17:48

Em breve as pessoas que sofrem de reumatismo, artrite, artrose, entre outros problemas de saúde vão poder ser beneficiadas com tratamento através da piscina térmica que será instalada pela prefeitura municipal.

O projeto foi desenvolvido pela prefeita Maria do Carmo Rabelo Lara (Carminha) e o vice Dr. Antônio José Lara após sugestão do médico ortopedista e traumatologista Daniel Campos de Linhares. A verba de R$100 mil reais para concretizar o projeto foi liberada pelo secretário de Esporte e Juventude, Alberto Rodrigues Lima após contato da prefeita. “As obras vão iniciar assim que o recurso for liberado”, disse Carminha.

Prefeita adquire patrol e caminhões

18/07/2010 17:51

A prefeitura de Carmópolis de Minas adquiriu nesse mês dois novos caminhões e uma máquina motoniveladora (patrol). ”Esse maquinário é importante para equipar a secretária de obras, que assim passará atender melhor ao povo carmopolitano.” avalia a prefeita.

Os caminhões e a patrol foram adquiridos mediante financiamento do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais(BDMG) no valor de R$800 mil. De acordo com a prefeita o financiamento é feito por meio do Programa de Modernização Institucional e Ampliação de infra-estrutura em Municípios do Estado de Minas Gerais(Novo Somma), que tem condições facilitadas de pagamento.

Município vai ganhar UPA 24 horas.

17/07/2010 17:45

“A saúde municipal dá um passo largo em direção ao futuro”,  com esta frase o vice-prefeito Antônio José Lara definiu a com satisfação, o  anúncio oficial da instalação da Unidade de Pronto Atendimento para assistência 24 horas à população carmopolitana.

O anúncio foi feito pela prefeita Maria do Carmo Rabelo Lara junto com o Deputado Federal Bonifácio Andrada e por seu filho, o Deputado Estadual Lafaiete Andrada que intermediaram a liberação do recurso. A UPA vai ser instalada por meio de parceria do município, governo estadual e federal.

A notícia foi recebida com emoção pelo vice-prefeito. ”A UPA e, em seguida o hospital regional representam a redenção de sistema de saúde pública de Carmópolis de Minas, que luta com dificuldades e aguarda historicamente a oportunidade de receber um investimento desse porte.”, comentou Antônio José que não escondeu as lágrimas nos olhos ao falar do projeto a colaboradores.

A instalação da UPA já tem local definido segundo o vice-prefeito. ”há um terreno que foi comprado pelo município, que reúne as condições topográficas e paisagísticas adequadas a um investimento desse porte” explica. Antonio José e Maria do Carmo divulgaram um agradecimento ao Governo do Estado e ao Governo federal. ”Sem o apoio do governo do estado e do governo federal não seria possível começarmos a realizar um projeto desse porte”, disseram a prefeita e o vice.

<< 1 | 2 | 3 >>