Comemoração do dia 7 de Setembro em Carmópolis de Minas

08/09/2010 15:18

 

Comemorar a independência política de uma nação é fato que se reveste de importância, mas muito mais importante é manter a integridade dessa nação.

A história de um país é construída por cidadãos que lutam, por pessoas que acreditam na força do trabalho e fazem do seu dia-a-dia uma eterna labuta. São os  cidadãos comuns, anônimos,  os verdadeiros agentes da História: joões, joaquins, manueis, marias, joanas. São cidadãos cuja vida está pautada no trabalho, na luta diária que, apesar das incertezas, da insegurança e das dificuldades, ainda acreditam, têm fé e têm esperanças.

Isso é Brasil! País singular, onde o sincretismo atinge sua marca maior: na etnia, na religião, na culinária, na música, enfim, em todas as manifestações artístico-culturais espalhadas por esse país-continente.

Apesar de vivermos em um mundo globalizado, onde a grande tendência é promover-se a homogeneização e a padronização de comportamentos, ainda assim conseguimos manter a nossa identidade cultural. A força de nossos tambores presente no Samba, no Frevo, no Maracatu, no Congado e na Folia de Reis. As delícias de nossa culinária – mineira, baiana, capixaba – onde frango/quiabo e angu se misturam ao leite de coco e ao azeite de dendê da muqueca made in Bahia. É tudo muito original, principalmente se considerarmos “o cola e copia” característico da contemporaneidade.

Por tudo isso, batamos palmas para o povo brasileiro!

Somos merecedores de respeito de todo o mundo.

Neste sete de setembro, não vamos comemorar apenas a nossa independência política.

Vamos comemorar a raça de um povo que luta e acredita ser capaz de construir uma nação mais justa, mais humana e mais fraterna.

 E para isso precisa do apoio de políticos sérios, realmente engajados em causas comunitárias e coletivas.

2010 é ano de eleições e, neste momento, é preciso cautela! Informações sobre candidatos, condutas, passado político ... Pré-requisitos fundamentais à escolha consciente! Somente através do voto com consciência é que o povo brasileiro acertará suas escolhas: candidatos sérios, compromissados com a causa popular.

 Com a nossa força de trabalho aliada a políticos responsáveis, construiremos uma nação da qual todos nós possamos nos orgulhar. Uma nação onde a paz e a harmonia não sejam perturbadas pela violência insana, presente em países onde a desigualdade social se faz presente.

Que todos os brasileiros tenham motivos suficientes para continuarem comemorando o sete de setembro e que a fé, a alegria e a esperança de nosso povo, possam tocar profundamente o coração de todos os políticos que se candidatam à próxima eleição.

Que assim seja!

 

Solenidades:

Sessão cívica com hasteamento das bandeiras nacional, estadual e do município.
Apresentação de números artísticos organizados pelas escolas municipal e estadual.
Discursos proferidos pela oradora oficial - Honoralice de Araújo Mattos Paolinelli - e pela Prefeita Municipal.

2ª Corrida Rústica de Carmópolis de Minas,  promovida pela Equipe Tartaruga de Corredores de Rua.
Arriamento das bandeiras nacional, estadual e municipal.