Projeto Conviver - Eficiência Energetica

14/06/2010 13:08

Trocar a geladeira antiga por uma nova sem gastar um tostão e ainda ver desaparecer alguns dígitos da conta de luz. Essa é a realidade do projeto Conviver, uma ação da Cemig com o objetivo de estreitar e resgatar o relacionamento da concessionária com as comunidades, além de reduzir a quantidade de consumidores que usam energia elétrica de forma irregular em mais de 19 vilas e aglomerados de Belo Horizonte. Desde 2007, mais de 70 mil moradias já foram atendidas.

Além da distribuição de geladeiras e lâmpadas, o projeto Conviver beneficia os moradores com a instalação do recuperador de calor, uma placa térmica colocada no chão do banheiro, que ligada ao chuveiro e a um encanamento comum, pré-aquece a água, contribuindo para a economia de energia. O recuperador de calor foi elaborado por meio de um projeto de pesquisa e desenvolvimento da Cemig com uma empresa privada.

O sucesso e a aplicação do projeto do recuperador de calor em Minas fizeram com que as concessionárias de energia dos estados do Rio de Janeiro, Ampla, e de São Paulo, CPFL, comprassem os equipamentos e iniciassem o projeto, também em moradias de baixa renda.

Segundo o engenheiro de soluções energéticas, Henrique Costa, a implementação do Conviver foi possível a partir de 2005, quando a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) permitiu que recursos oriundos do Programa de Eficiência Energética da Cemig fossem direcionados a comunidades de baixa renda. “A Cemig investe 0,25% da sua receita operacional líquida anual de R$ 11 bilhões em projetos de eficiência energética para beneficiar as populações mais carentes”.

Em Carmópolis de Minas, o programa foi lançado no dia 28 de maio e já esta em pleno desenvolvimento. Pedimos para que recebam bem os agentes, pois eles levam economia para sua casa. Pois só em nosso município serão beneficiadas mais de 3 mil famílias, sendo mais de 18 mil lâmpadas distribuídas, mais de 200 chuveiros e 300 geladeiras substituídas.